Por: Mayara Mascarenhas
O chefe do Departamento de Relações Internacionais da Rural Luiz Felipe Brandão Osório realiza pesquisas nas áreas de direito e relações internacionais com enfoque em temas que envolvem a institucionalidade e o ambiente internacional. O interesse por essa temática vem desde a graduação em Direito na UFRJ, e se estendeu para seus trabalhos de mestrado, doutorado e pós doutorado.
Como fruto da sua dedicação, publicou o livro Imperialismo, Estado e Relações Internacionais, um acerto de contas com toda a sua formação intelectual. Nele, o pesquisador faz um mapeamento dos autores que têm uma perspectiva crítica, mais especificamente marxista, sobre o imperialismo e as relações internacionais. Luiz pretende, com esse trabalho, incentivar as pessoas a entenderem a importância do imperialismo e das relações internacionais e o quanto ambos estão presentes no cotidiano. Ele cita processos migratórios, remédios genéricos, ajuda humanitária e até mesmo a movimentação de tropas brasileiras pela fronteira como aspectos do âmbito internacional presentes no nosso dia a dia.
A pesquisa
Luiz Felipe tem como objetivo fundamental das suas pesquisas trazer o cientista do plano das ideias para a realidade, fazendo consequentemente com que os alunos entendam que a teoria é a bússola da prática. Como explica, a teoria representa o combustível do carro, que é a prática. Segundo o pesquisador, primeiro é preciso entender a teoria para depois trazê-la para o concreto. Por isso, em seu livro ele explica, de maneira didática, o que é imperialismo, estado e as relações internacionais e como essas questões se podem ser aplicadas ao cotidiano.
Ao contrário de muitos docentes do ICHS, Luiz Felipe conta com o apoio de bolsas de estudo desde que começou a graduação. Mesmo na atual conjuntura, ele se considera um privilegiado, já que é difícil obter financiamento. Esclarece, ainda, que está consolidando a pesquisa de pós doutorado e, a partir do livro, tentando abrir novos caminhos.